quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Conversas com Exmo.Sr.Professor Doutor António Coimbra de Matos

No âmbito de um trabalho final do Curso Acompanhante de Crianças eu e os meus colegas tivemos a honra de entrevistar o Dr. Professor Coimbra de Matos, psicanalista de renome, especializado em crianças.

Foi um espaço, aberto à reflexão que nos permitiu desmistificar algumas questões, com as quais temos contacto na nossa vida laboral, cuja resposta nem sempre é clara….onde a dúvida fica….

Entre muitas questões colocadas ao Professor António Coimbra de Matos gostava de partilhar convosco algumas, uma vez que acredito serem, essas as dúvidas, as que mais surgem aos pais e educadores.



  • Assim, questionámos o Professor Doutor António Coimbra de Matos, se na realidade as crianças mentem. No entender do Professor, a mentira, tal como nós a concebemos não existe nas crianças. As crianças não mentem intencionalmente em proveito próprio, nem como forma de atingir os outros. A mentira na criança, nas palavras do Professor, é uma “mentira de sobrevivência”- minto para que não te zangues comigo.


  • Sobre a questão, se todas as crianças têm imaginário e se não porquê? Professor António Coimbra de Matos responde que sim, exceptuando crianças com patologias em que está presente uma inibição do imaginário. Esta inibição poderá ser provocada pela castração do mesmo em crianças “domesticadas” que vivem em ambientes repressores, onde não lhe é permitido fantasiar, mas somente vivenciar a realidade.


  • Quando interrogado sobre que brinquedos oferecer às crianças, tendo em consideração que vivemos numa sociedade de consumo, António Coimbra de Matos é peremptório em afirmar que os melhores brinquedos são aqueles que a criança constrói com o adulto, na e pela relação, acrescentando ainda que é na relação que a criança constrói.

Este artigo foi construído com base na entrevista que o Exmo. Sr. Professor Doutor António Coimbra de Matos amavelmente nos concedeu no âmbito do nosso trabalho final do Curso Acompanhante de Crianças.

Uma vez mais gostaria de agradecer o espaço de reflexão que nos ofereceu, partilhando a sua imensa experiência, ao mesmo tempo que nos esclareceu e ajudou a conhecer melhor o mundo imaginário da criança.

Fica aqui também uma palavra de agradecimento à Exma. Sra. Dra. Glória Pinto e à Dra. Patrícia Câmara por nos ter proporcionado este momento.
O meu muito obrigado.


(Retirado de uma revista elaborada no Curso Acompanhante de Crianças, na FormAjuda,2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário