quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mães Más...

“Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os Pais e as Mães, eu hei-de dizer-lhes:
- Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado onde vão, e a que horas regressarão.”
-Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
- Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuçados que tiraram do supermercado ou as revistas do jornaleiro, e vos fazer dizer ao dono: “Nós tirámos isto ontem e queríamos pagar”.
-Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
-Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci….porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má, os meus filhos vão dizer-lhes:
-Sim, a nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo…. As outras crianças comiam doces no café e nós só tínhamos que comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerantes e batatas fritas e gelados ao almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e fruta.
Tinham que saber que eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistia que lhes disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre connosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata!

Por causa da nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na nossa adolescência.
-Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em actos de vandalismo, em violação de propriedade nem fomos presos por nenhum crime.

“Foi tudo por causa dela!”

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos “Maus Pais” como a minha mãe foi.

EU ACHO QUE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃE MÁS!
Aquelas que são mães, que não se culpem, e aquelas que serão, que isso lhes sirva de alerta!

DR. Carlos Hecktheuer,Médico Psiquiatra

Sem comentários:

Enviar um comentário