quarta-feira, 11 de março de 2009



Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA?
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Retirado do site (http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/)

Artigo


O Dia Internacional da Mulher é um dia em que prestamos uma homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam pelos direitos igualitários.
Ao decorrer da história da humanidade, muitas mulheres desejaram, buscaram, lutaram e em muitos casos foram punidas por desejarem igualdade ao lado dos homens. Às vezes a mulher foi ouvida, mas infelizmente, muitas vezes ela fora silenciada. O dia da mulher é o dia em que todas as pessoas, do mundo todo, procuram dedicar um dia do ano ao martírio feminino. Flores no dia da mulher podem mandar essa mensagem, especialmente em homenagem a mulher da classe operária. Aquelas mulheres que ao decorrer da história da humanidade, levantaram as suas caras em desafio à opressão de sociedades e culturas que discriminaram e degradaram a sua imagem, são lembradas no dia internacional da mulher. O direito de votar, o direito de andar nas ruas com o rosto descoberto, o direito de casar com quem quiser, o direito de trabalhar ao lado do homem sem preconceito e o direito de ser aceite como igual. O dia da mulher é um dia que nos lembra desses direitos. Não apenas para lembrar os homens, mas para lembrar a nós mulheres também.


www.uniflores.com.br/dia-internacional-da-mulher.php


Reflexão Pessoal

Durante muito tempo a Mulher foi considerada intelectualmente inferior, era considerada como incapaz de assumir responsabilidades cívicas, ficando sujeita à dependência do Homem.
Era esposa, mãe, dona de casa, não tinha poder nas decisões nem sobre a educação dos seus filhos. Trabalhava quando era necessário para sustento da família, no entanto as tarefas exercidas eram rotineiras, recebendo sempre salários mais baixos do que os dos homens.
As mulheres que desafiaram estas restrições e lutaram pela mudança, alcançaram muitas vezes o sucesso à custa de abandonarem a sua posição tradicional de mulher.
Ao longo, da história a mulher conseguiu e está a conseguir, dentro da sociedade um espaço onde a sua influência tem aumentado em várias áreas.
Nos dias de hoje a identidade da Mulher não depende da sua identificação através do Homem, o homem e a mulher são encarados como dois seres com valores e formas de vida igualmente válidas.
Actualmente, em todo o mundo no dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher onde se pretende realizar o reconhecimento dos seus direitos como condição para uma sociedade mais justa.


Patrícia Rato e Ana Rita Bôto

Sem comentários:

Enviar um comentário