domingo, 26 de abril de 2009

Disciplinar com Amor e Firmeza

Os especialistas não têm dúvidas:
O Carinho é a melhor ferramenta para disciplinar uma criança. Porém se recuarmos no tempo, verificamos que nem sempre se pensou assim. Na verdade, disciplina já foi sinónimo de castigo e de medo em relação às figuras parentais, especialmente à paterna.

Alcina Rosa, psicóloga, explica que, antigamente, “defendia- se que ser afectivo abria caminho a abusos e que o mimo criava crianças vulneráveis”. A disciplina não dependia propriamente do comportamento dos mais pequenos e os progenitores não cultivavam a autoridade, mas sim o autoritarismo.
Felizmente, esta visão está ultrapassada. Os pais de hoje sabem que os limites são estruturadores do pensamento e ajudam as crianças a saber viver em comunidade. Ao mesmo tempo, reconhecem que impor regras é acto de amor e requer muita paciência.

Disciplinar significa apenas educar.
Ao responder “não” a um pedido do seu filho, ao repreendê-lo por falar por cima dos outros, ao pedir-lhe que espere pela vez dele, ao refrear os seus ânimos quando grita ou ao exigir-lhe que respeite os horários de estudo está a ensinar-lhe a:

Autocontrolar-se
Assumir valores
Integrar-se na sociedade
Distinguir o certo e o errado
Aceitar a sua auto-imagem
Ter autocrítica

Além destas seis vertentes, “a disciplina ajuda as crianças a construir-se como indivíduo, através de uma adaptação progressiva às normas vigentes, só assim ela sabe o que espera dos outros e o que é esperado dela”, resume Alcina Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário